Bike é para curtir com a família toda

Seja em passeios para trabalhar ou ainda percorrer curtas distâncias, a bike é uma boa opção de meio de transporte para adultos transportarem as crianças. Com cuidado, atenção, acessórios corretos, a bicicleta pode ser tão segura para sair com as crianças quanto qualquer outro veículo.

Levar a criança para dar uma volta pode ser uma experiência muito importante para ela conhecer e se envolver com o ciclismo. Porém, não é correto apenas colocar os pequenos na garupa e sair pedalando. Para transportá-los de forma segura, é preciso providenciar uma cadeirinha específica para esta finalidade. São acessórios práticos que podem ser encontrados em lojas de artigos para ciclistas.

O que determina o tipo ideal de cadeirinha para cada criança é a idade e o peso. São vários modelos disponíveis. Para crianças de até três anos, o ideal são cadeiras que suportem no máximo 15 kg. Para crianças de três a cinco anos, o ideal é uma base para a traseira da bicicleta que aguente até 30 kg.

bikefunbike

Para os pais que têm dois filhos, ou mais, também é possível carregar os dois pequenos passageiros ao mesmo tempo, basta colocar uma cadeirinha na frente e outra atrás do veículo. O cuidado maior é com a cadeirinha dianteira, que não pode afetar a visibilidade e a condução do ciclista.

cadeirinhas

Você pode estar se perguntando qual é a idade ideal para começar a levar a criança na cadeirinha acoplada à bicicleta. Porém, essa resposta não está ligada à idade e ao peso, e sim ao desenvolvimento físico.

Os bebês variam muito quanto a idade e desenvolvimento, alguns são capazes de sentar sozinhos e manter o corpo estável mais rápido que outros, como se sentar no meio do tapete, brincando com brinquedos, por exemplo. A partir do momento que o bebê consegue sentar, e permanecer assim sem esforço, estão prontos para passear nas cadeirinhas infantis para bicicletas. Normalmente, isso acontece mais ou menos aos nove meses de idade.

Os modelos das cadeiras infantis variam conforme seu uso. As cadeirinhas dianteiras têm a vantagem da facilidade em se manter sempre atento à criança, possibilitando interagir e conversar de forma mais próxima. Colocar e tirar a criança do assento também é mais fácil, além de ser melhor para o ciclista parar e descer da bike.

A cadeirinha traseira, por sua vez, é mais indicada para crianças maiores, principalmente por não precisam de 100% da atenção do ciclista. Sentada atrás, está mais protegida de tudo que vier a frente, como sujeiras, pedras e insetos. Também oferece mais segurança para a criança, no caso de colisões ou quedas, uma vez que o corpo do ciclista à sua frente oferece mais proteção.

Contudo, um item indispensável, em qualquer modelo, jamais deve ser ignorado ou esquecido: o cinto de segurança. Além da firmeza e equilíbrio da cadeirinha, os adultos devem se certificar de que as crianças estão sempre usando o cinto de segurança, além da presilha – que prende os pés à bicicleta – e um capacete.

Agora, que já sabe que há formas seguras de passear com seu pequeno na bike, bora pedalar com ele?
As cadeirinhas que ilustram esta matéria são da Kalf.

Fonte: Globo Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *